top of page

Dicas da Cláudia



1) É importante investir em bons materiais.

Bastidor, agulhas, linhas e tecido são importantes numa fase inicial de aprendizagem pois eles facilitam o processo de aprendizagem e conseguem visualizar de forma clara a vossa evolução.

2) O tamanho da agulha conta.

Numa fase inicial sentimo-nos mais confortáveis com uma agulha maior mas isso só nos dá uma falsa segurança. Uma agulha mais pequena é mais confortável para se trabalhar, permite fazer os remates da linha de uma forma mais fácil e não se vê o "furo" no tecido.

3) Antes de transferir um desenho para o tecido deves sempre passá-lo a ferro.

Este processo facilita a transferência correta do desenho pois o tecido estará liso sem vincos e porque alguns tecidos, como o linho, têm tendência a encolherem e mais vale prevenir.

4) Cuidado com os vossos olhos.

Bordar é um processo que implica concentração e foco e a visão, com o tempo, acaba por ficar comprometida. Procurem sempre a melhor luz possível, de preferência natural, quando esta não for possível usem um bom candeeiro.

5) Não se levem tão a sério.

Bordar é um caminho que se faz de forma progressiva e sustentada, por isso, não desistam logo quando virem que o vosso bordado não corresponde às vossas expectativas. Lembrem-se que só errando e insistindo é que chegam a algum lado.


Obrigada Cláudia por estas dicas tão boas e úteis

Posts recentes

Ver tudo

Comments


log1.jpg

O QUE É O NÚCLEO DE BORDADO?

O Núcleo de Bordado é um espaço para pessoas que bordam!  
Um grupo democrático e inclusivo com foco em Portugal. 

bottom of page