História do bordado IX
Sabias que... No Faial se faz bordado com palha de trigo? 🌾
O que torna este bordado extraordinário é o uso de um fio vegetal, cortado em tiras finas, ao invés da tradicional linha de bordado 👀
De acordo com os registos mais antigos, o Bordado a Palha de Trigo do Faial terá surgido por volta de 1939. Como se fossem fios de ouro, a palha de trigo ou de centeio era trabalhada com grande mestria pelas mulheres faialenses em cima de tule branco ou negro.
O elemento decorativo predominante é a espiga de trigo, embora outros elementos de fauna e flora façam parte destas peças muitíssimo requintadas e ligadas à moda feminina!
Apesar de um período de grande expansão em que se exportava muito para os Estados Unidos e a Europa, a partir da década de 50 estes bordados assistiram a um certo declínio. Com a falta de matéria prima (o tule passou a ser de nylon), a produção deste produto passou a ser feita por apenas duas ou três bordadeiras que aprenderam a aplicar esta técnica com os seus familiares e continuar a passar as suas aprendizagens a alguns interessados.
Por forma a assegurar a qualidade do produto e a promover o seu requinte e valor histórico e cultural, em 1998 passou a existir um selo de certificação para os bordados de palha de trigo do Faial.
Pronto, agora já sabes! 🤩
Posts recentes
Ver tudoÉ com grande alegria que anunciamos que as inscrições para o nosso tão aguardado encontro de dia 25/05/2024 das 15h às 18h na...
Comments