História do bordado VIII
Sabias que...
Os Lenços de Namorados surgiram com os lenços senhoris do séc. XVII e XVIII mas foram sendo transformados pelas mulheres do povo que lhes deram uma configuração mais simples tanto nas expressões como nas técnicas e materiais usados.
Estes lenços integravam o traje das senhoras e podiam assumir duas funções: utilidade decorativa e conquista do namorado! Quando estavam na idade de casar, com os conhecimentos passados outrora pelas suas mães ou avós, as raparigas preparavam o seu lenço bordado num pano de linho fino ou de algodão.
Depois de bordado, enviava-o ao rapaz que escolhera para seu namorado. Se o amor fosse correspondido, o rapaz usava o lenço publicamente e iniciava-se uma relação amorosa. Caso contrário, o rapaz devolvia o lenço.
Com o tempo, os Lenços dos Namorados foram sofrendo alterações: o ponto de cruz foi parcialmente substituído pelo ponto corrido e o preto e o vermelho deram origem a uma grande diversidade de cores. Estes lenços eram verdadeiramente expressivos da simplicidade, do amor e da ingenuidade dos sentimentos das raparigas.
Pronto, agora já sabes.
Posts recentes
Ver tudoÉ com grande alegria que anunciamos que as inscrições para o nosso tão aguardado encontro de dia 25/05/2024 das 15h às 18h na...
Comments